terça-feira, 5 de setembro de 2017

Primeiras impressões sobre o Canadá

Sei que estamos apenas há duas semanas no país e que ainda não é possível ter uma visão tão ampla das coisas por aqui, mas queria fazer um post sobre esse tema para que, assim como todos os outros, eu possa ler sobre o assunto e comparar a opinião com o passar do tempo.

Antes de vir para cá eu li muito blogs sobre pessoas que moravam aqui e muitos deles falavam sobre essas impressões que os brasileiros tinham do Canadá. Esse assunto é muito abordado por todo mundo principalmente porque as coisas aqui são muito diferentes do Brasil, muitas vezes para melhor e muitas vezes para pior, assim como todos os lugares.

  1. O clichê país de imigrantes

O principal assunto abordado por TODO MUNDO que vem para cá é como esse título de PAÍS DE IMIGRANTE pode ser realmente visto na rua todos os dias.
Eu sempre achei que chegaria aqui e veria um país igual o nosso, ou seja, cheio de descendentes. Mas eu JURO que nunca imaginaria que era EXATAMENTE como todo mundo falava. O país realmente é de imigrantes. Eu nunca ouvi tanta conversa em línguas que eu não consigo imaginar de onde sejam. Pessoas vestidas das maneiras mais esquisitas diferentes. São tantos sotaques do inglês que praticamente já foram criados vários ramos diferentes da língua. Assim como existe o portunhol, que é a mistura de português com espanhol, já foi criado também o chinglês (chinês com inglês), o portuglês (português com inglês), o russês (russo com inglês), o japonglês (japonês com inglês), o indianês (o MAIS DIFÍCIL DE TODOS, indiano com inglês) e por aí vai (isso tudo é invenção minha, ta, people?! Esses nomes aí não existem não). Se você achava que tinha um inglês bom, you know nothing, Jhon Snow, porque aqui você vai sentir que não sabe nada.

Agora, não é só de língua estranha na rua que vive o Canadá não. As opções de restaurantes de comidas de outros países é coisa de outro mundo. Enquanto no Brasil nós temos comida japonesa, chinesa, indiana, australiana (Outback S2), americana, aqui no Canadá tem restaurante de comida do Nepal (ainda vamos em um para ver qual é a culinária deles), da Coreia, da Irlanda, do Senegal, do Egito, da Grécia, e por aí vai. Isso é muito legal!! Praticamente a única comida típica canadense é o tal do Poutine, que é delícia, que nada mais é do que uma batata frita com caldo de carne jogado por cima com queijo, mas essa coisa de ter TANTAS opções de comida do mundo todo transforma a comida típica do Canadá na comida do mundo todo. Quer dar a volta ao mundo pela culinária? Vá para um país de imigrantes.

        2. O frio

É verdade que no Canadá só faz frio? É sim!!! Hahahahahah Tá, é mentira, não é não. Aqui também faz calor, um calor insuportável pelo que já li na internet. Só que, esse ano em específico, algumas pessoas comentaram que o verão foi um pouco atípico já que o sol não esturricou nada por aqui, pelo menos em Toronto. A temperatura aqui está amena, parecido com o inverno do Brasil (não o inverno desse ano!!).

Lá atrás, quando a gente começou a se planejar para vir, eu disse para o Kalil para a gente vir no meio do ano para que meu corpo começasse a se acostumar com a queda gradual da temperatura para eu não ter um surto psicótico e físico quando o inverno realmente aparecesse por aqui. Para quem não sabe, eu e o Kalil viemos para cá para que o Kalil estudasse, fizesse um College (faculdade) e eu trabalhasse. O semestre aqui é diferente, depois explico melhor, mas ele começa em Setembro, em Janeiro/Fevereiro, se não me engano, e em Maio, então a gente tinha mais ou menos Agosto, Dezembro ou Abril como opções de vir para cá. Com todo o planejamento da forma como fizemos, a carta de aceitação veio para as aulas que se iniciariam em Setembro, então viemos em Agosto. Eu sinceramente acho que foi uma decisão muito acertada, porque, apesar de eu estar com frio, nada se compara com o inverno esse ano em Belo Horizonte. É só eu colocar um casaquinho fino que tá tudo bem. É claro que estamos acostumados com um verão de suar a suvaca, mas ta tudo certo, bom que eu evitei de ouvir o Kalil reclamar do calor na minha orelha o tempo todo.

         3. O trânsito

O trânsito daqui de Toronto é uma reclamação constante nos blogs. “Os motoristas são uma bosta”, “os streetcars atrapalham o trânsito”, “o metrô não acessa a cidade toda”, “no verão tem muita obra nas vias e deixam o trânsito caótico”, e mais um tanto de blá blá blá.

Até onde eu pude ver por aqui, o transito realmente é uma grande bosta por vários motivos. Eu e o Kalil estamos usando transporte público todos os dias, porque não temos carro, mas como alugamos assim que chegamos para fazer o transporte das poucas malas do aeroporto para o apartamento e depois do apartamento inicial para o apartamento que estamos agora (e que se transformou na nossa casa por algumas horas, o carro, tá, não o apartamento), podemos falar que tivemos experiência em todos os ramos possíveis de transporte, então vou falar de cada um separadamente.

                  Dirigindo em Toronto

Vocês não conseguem conceber o que é dirigir nesse lugar. Eles tem umas regras de trânsito muito sem noção, mas que de alguma maneira funciona nesse lugar. Primeiramente que a direita é sempre livre (a não ser quando a via não permite a conversão), ou seja, mesmo se o seu sinal tiver fechado você está liberado para virar à direita. Aqui tudo é sinalizado, então tem sinal para carros e para pedestres em todos os lugares e não apenas no centro. Logo, quando a sua via está com o sinal verde e a transversal está vermelho, quer dizer que quando você for virar a direita o sinal do pedestre estará aberto, certo? Estão me acompanhando? Então como funciona a direita livre: o sinal, seja para pedestre ou para o carro, sempre deve ser respeitado, SEMPRE! Não existe essa de ser três horas da madrugada e não vem carro/pedestre, você tem que ficar parado no sinal vermelho e esperar ele ficar verde para ir. (Definitivamente estou me embolando para explicar essa confusão, e calma que ainda piora). Então, a direita sempre é livre mas o sinal do pedestre está sempre aberto, logo, antes de você ir você tem que esperar passar TODOS OS PEDESTRES. Uma vez que ele pisa na faixa, você está PROIBIDO de virar, se ele está no meio do quarteirão chegando, espera ele atravessar, meu filho, senão pode dar merda (nada de policiais na rua e multa propriamente, mas se caso o pedestre correr e você atropelar ele, se prepara para se arrepender). Finalizando, a direita sempre é livre mas ao mesmo tempo ela não é. Imagina a praça sete entre cinco e seis da tarde em que não pode existir um fluxo contínuo de conversão à direita? Pois é, o trânsito para, e ta aí um dos motivos do porquê o trânsito aqui é péssimo.

Ainda sobre as regras de trânsito esquisitas, pensa comigo: na direita da Amazonas os carros seguem para Contagem e na esquerda os carros seguem para o centro de BH. Agora imagina o cruzamento entre Amazonas e Contorno. Se alguns cidadãos que estão da Contorno sentido Savassi querem seguir sentido Centro, o que elas fariam? Seguiriam um pouco para a frente da Contorno, iriam ligar a seta a DIREITA e fazer um retorno para pegar a Amazonas, certo? Sabe como funciona aqui? Esse pequeno retorno simples que é uma rua que você dá a volta no quarteirão não existe. Você para na via COM A SETA LIGADA para a esquerda na pista da esquerda e espera a via da Contorno sentido Centro parar de passar carro para você fazer sua conversão, ou seja, os dois lados da Contorno estão com o sinal verde, mas a conversão para esquerda só pode acontecer se não vier carro no sentido oposto e você conseguir virar. Estão conseguindo acompanhar a merda que é? Agora imagina isso no centro da cidade, que as ruas só tem duas pistas: a pista da direita livre só pode entrar à direita se não vier pedestre, e a pista da esquerda só pode entrar à esquerda se não vier carro no sentido contrário e você conseguir virar. É difícil de entender? Imagina de dirigir por aqui.

                  Transporte público

Aqui existem os seguintes meios de transporte público: os metrôs, os ônibus e os streetcar (são “bondinhos” elétricos com trilho e com cabos.

O metrô, apesar de muita gente achar que é péssimo porque não é cabuloso igual o de São Paulo, eu acho muito bom, principalmente porque a gente praticamente não tinha metrô em BH, né?! Ele acessa os principais pontos da cidade por duas linhas, a 1 e a 2. Enquanto a linha 1 acessa em formato de U o norte e o sul da cidade, a linha 2 acessa o leste e o oeste em linha reta. As duas linhas se cruzam em certos pontos e é possível baldear de uma para a outra.

Os ônibus, entretanto, acessam todos os pontos da cidade e é muito bom. A maioria deles é bem novo (acho que eles estão trocando todos) e é possível pagar apenas uma passagem acessando diferentes linhas de ônibus em um determinado tempo. Na verdade, essa possibilidade acontece com todos os transportes: é possível pegar um ônibus, dois metrôs e um streetcar pagando apenas uma passagem se você usá-los de forma consecutiva para chegar em seu destino final.

Os streetcar são opções para as áreas mais centrais da cidade e nos bairros ao redor do centro. Eu andei algumas vezes e achei normal, igual os ônibus, a única diferença, e que ajuda a ferrar mais o transito já que eles são fixos no chão, então não existe possibilidade de eles mudarem de faixa para o transito fluir mais e, para piorar, as linhas do streetcar são na rua mesmo, não tem uma via para eles, e eles passam na faixa do meio, então quando ele tem que parar para pedestres subirem ou descerem, nenhum motorista pode sequer pensar em ultrapassá-lo pelo direita, porque, uma vez que o streetcar para, todos os carros tem que parar. O problema aqui se repete com a questão de dirigir em Toronto: as vias do centro tem apenas duas pistas, então se a conversão para a direita para, a conversão para a esquerda para ou se o streetcar para, todo o transito para. Eu acho que eles fazem isso para as pessoas usufruírem mais dos transportes público. Carro aqui só a longo prazo, porque dirigir no centro é realmente insuportável.


            4. A educação canadense

Achei um pouco ilusório essa questão da educação. Pelo menos aqui em Toronto, uma das maiores cidades do Canadá e mais populosas, a educação é bem meh. Como o país é de imigrantes, aqui você não vê apenas canadenses, então tem diversas culturas pela rua e muitas delas são mal educadas. Não vi na rua aquele famoso “sorry” que todo mundo fala que tem por aqui, achei bem cara de cidade grande em geral.


            5.  A segurança

Ahhhh, Canadá seu lindo, não sei se você sabe, mas deixei minha família, meus amigos e meu calor no Brasil por causa da segurança, viu? E para dizer a verdade, você não está me decepcionando em nada.
Há um tempo atrás eu li em blog de uma brasileira que veio para cá uma coisa que eu nunca esqueci: “a coisa mais difícil de se acostumar no Canadá é com a segurança, é largar o medo de lado e se sentir seguro”. Estou sentindo isso na pele. Apesar de eu e o Kalil estarmos encarando o metrô a noite, andar na rua a noite, mexer com o celular em qualquer lugar, eu ainda fico olhando por cima do ombro e com medo de muita gente, mas garanto que é medo de brasileiro mesmo, porque por aqui as coisas não funcionam como no Brasil. Apesar de eu não ver NENHUM CARRO DE POLÍCIA na rua, policiais andando pelo centro e nem nada disso, não vejo nada acontecendo. Já vi muita gente falando que o maior índice de roubos aqui é no verão e é FURTO de bicicleta (para que não sabe, furto é quando uma pessoa pega alguma coisa sua sem uso de violência ou grave ameaça, ou seja, você deixa sua bicicleta no bicicletário e quando volta pra buscar ela não está lá mais), e acontecem maior menos 2.000 furtos de bicicletas por ano. Acho que conseguimos sobreviver com isso, ne?!


            6. O path

Para quem não sabe, Toronto tem uma “cidade subterrânea” criada para o inverno tenebroso que tem por aqui. Antes de eu conhecer Toronto, pela forma como todo mundo falava nos blogs, eu imaginava que ia chegar por aqui e ter LITERALMENTE uma cidade subterrânea com ruas, com carros, com lojas e etc, mas não é isso não, ta?! A tal da cidade subterrânea nada mais é do que ligações entre vários prédios, geralmente no centro da cidade, por um túnel que liga um ao outro por baixo, subterrâneo, ou por corredores no meio/alto dos prédios. Essas ligações são os famosos PATHs. Esse trem é realmente muito cabuloso de bom, gente. Eu e o Kalil estávamos numa praça de alimentação há uns dois ou três quarteirões de um prédio que íamos visitar um apartamento. Sem precisar sair ao ar livre, a gente acessou o tal prédio, tem noção disso? Nada de muvuca da rua, nada de frio/calor/chuva, nada esperar o sinal do pedestre abrir para atravessar a rua. É realmente uma coisa de louco de tão útil que é esse troço. O mundo todo deveria aderir a ele.


            7. Saúde canadense

Sei que estou falando demais, mas esse é o último tópico do post, prometo.

No momento do pagamento da matrícula do College do Kalil tem uma cobrança de “plano de saúde” junto com as taxas do curso em si. Quando eu e o Kalil descobrimos isso, ficamos extremamente felizes, porque como sou esposa dele, paga-se uma taxa e os dois ficarão cobertos pelo plano.
Nós lemos sobre o que cobre, especialidades, exames, remédios, clínicas e ficamos realmente satisfeitos com o que era incluído.

Aí chegamos aqui e fomos sair com um casal de amigos. No meio da conversa surgiu esse assunto sobre o pano de saúde. Eles vieram igual eu e o Kalil, um para estudar e um para trabalhar. O que veio para estudar também pagou o tal seguro saúde e disse que ele não é opcional, ele é obrigatório mesmo se você quiser usar o serviço público de saúde. Aí eu pensei: “quem vai querer usar o plano público, gente?!”. A resposta? Todo mundo. Eles disseram que o serviço público daqui é MUITO melhor que esse seguro que os Colleges “oferecem”. Aqui não tem essa de plano de saúde privado estilo Unimed e Bradesco não, aqui todo mundo usa o serviço público porque ele é ótimo e pode ser, inclusive, comparado com os planos particulares do Brasil. Tem algumas particularidades diferentes do que estamos acostumados, mas como ainda não usei não posso falar, mas que é sensacional isso é!!!

Bom, people, acho que já deu de escrever, ne?! Depois eu escrevo mais para que vocês possam conhecer um pouquinho de como as coisas funcionam por aqui.

Um beijo!!

4 comentários:

  1. Eu quero batata frita com caldo de carne e queijo 🧀 🍟😋 kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Vou conhecer alguns restaurantes que servem e escolher o melhor para quando você vier me visitar!!!

      Excluir
  2. Quero ir logo conhecer! Parece fantástico! (Tirando o trânsito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem sim! Já estou contando os dias para mostrar tudo para você!

      Excluir