segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Metrô em Toronto



Esse é o mapa do metrô de Toronto. Muita gente fala que não é bom, mas até hoje ele conseguiu ser muito útil para nós. 
É LÓGICO que não vamos comparar com o metrô do Japão que é coisa de outro mundo e tem não sei quantas milhões de linhas, mas as linhas de Toronto são muito boas.

São duas linhas com nomes realmente muito criativos e que ajuda a gente não esquecer: a linha amarela é a linha 1 e a linha verde é a linha 2.

A linha amarela corta a cidade do norte ao sul e faz um U. A linha verde corta a cidade do leste ao oeste. 
Em três estações você pode fazer baldeação de uma linha para a outra: a Spadina, St George e a Bloor-Yonge. 

Tem outras cores no mapa, mas a gente nunca usou então não sei efetivamente como elas são.
A vermelha que liga a última estação ao extremo oeste, Kipling, até o aeroporto internacional Pearson, se não me engano é um ônibus expresso que faz a ligação direta entre os dois pontos.
A azul é uma linha diferente das demais. Ela vai da última estação no extremo leste, a Keneddy, e depois segue para o centro de Scarborough, que é uma cidade do GTA (Great Toronto Area - grande Toronto). Essa linha é diferente porque como ela sai de Toronto, a empresa responsável por ela é outra. Do restante das linhas, a empresa é a TTC (Toronto Transit Commission).
A linha roxa é uma linha que segue à leste de uma avenida chamada Shepard. Aqui as ruas são imensas e são divididas em Shepard Av West e Shepard Av Easte, por exemplo. Isso é ótimo porque ajuda a dividir a cidade e fica mais fácil de entender onde ficam as coisas e, caso você se vê perdido, é mais fácil de conseguir ir para um lugar conhecido.
No finalizinho da linha amarela tem uma ampliação que está para ser entregue até o Dezembro de 2017, então a linha ficará maior e vai atender mais regiões.

Eu acho o metrô super decente e muito bom. Apesar de alguns atrasos e de às vezes o trem parar do nada e ficar um tempo parado, eu ainda sou fã mais de metrô que de ônibus. E aqui é metrô mesmo, viu?! A maior parte do tempo ele fica debaixo da terra, saindo em alguns pontos apenas, mas descendo novamente.

Por hoje é só. Estou para escrever um post inicial sobre a Toronto Island que fomos no sábado. Assim que eu baixar as fotos eu posto aqui.

Beijo e fui!

2 comentários:

  1. Parece prático!! Faltou só informações sobre opções de passes ou bilhetes individuais!
    Continue escrevendo!
    Bjos! Saudades!!

    ResponderExcluir