sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mercado imobiliário em Toronto

Inicialmente, quando eu estava para vir para Toronto, eu pensei em começar a alimentar meu blog com mais frequência porque é uma forma legal de desabafar sobre as coisas aqui e a vida que estaríamos começando a viver e principalmente para eu ler isso aqui depois de uns anos e ver por tudo que eu passei assim que eu cheguei aqui.

Pensei inclusive em ir escrevendo as coisas em uma certa ordem: nossa saída do Brasil, a chegada aqui, os primeiros pepinos, mas é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que é difícil sentar todos os dias para escrever como um diário, então decidi começar os posts aqui no blog sobre a fase Canadá na minha vida e o primeiro grande problema e a impressão que isso tem me passado.

Eu sou uma leitora assídua de blogs e sou uma telespectadora diária de Youtube, sobre assuntos que me interessam, LÓGICO, então podem ter mais que certeza absoluta que antes de eu vir para cá eu pensei que tinha tudo "nas mãos" e que eu não ia me assustar com nada aqui referente, por exemplo, ao aluguel de apartamento. Eu sabia que os preços eram bem diferentes dos que a gente vê no Brasil apesar de essa realidade não ser uma realidade da minha vida propriamente já que eu morava na casa dos meus pais e nunca saí por Belo Horizonte procurando um lugar para alugar, mas a gente sabe mais ou menos como anda a vida na nossa cidade, ne?!
Porém, apesar de saber que Toronto, que é onde eu estou agora e onde eu estou vendo a realidade verdadeira, está muito procurada e saber que aqui está passando por uma valorização CABULOSA do mercado imobiliário muito pelo fato de o Canadá estar abraçando estudantes e trabalhadores do mundo todo e de ser uma cidade espetacular em várias áreas profissionais, eu NUNCA imaginava a dificuldade absurda de achar um lugar aqui. 
Eu, pessoa organizada com as finanças e doente de ter tudo 100% programado na vida, estou entrando em parafuso. As pessoas que me conhecem no meu dia a dia viam como eu era no dia do pagamento do meu salário. Eu abria a agenda onde ficavam todos os pagamentos daquele mês, sacava meu dinheiro e ia separando com clips e com um bilhetinho cada pagamento que eu tinha que fazer, fosse cartão de crédito, salão, faxineira da minha casa ou algum valor que eu tinha que passar para alguém. Então, antes de vir eu fiz MAIS OU MENOS um planejamento para o pagamento de aluguel de apartamento, mas quando chegamos aqui tivemos que conversar e decidir aumentar o valor TRÊS VEZES. Vocês tem noção disso?
E não é só isso. Dentro dos novos orçamentos a gente tem muita dificuldade de achar um lugar e de agendar uma visita.

Eu realmente não sei como eram agendadas as visitas em apartamentos no Brasil, mas aqui pede-se 24h. Aí a dificuldade é: hoje o apartamento está disponível, a gente tenta agendar a visita e temos a resposta que o apartamento acabou de ser alugado. E isso não aconteceu uma vez não, aconteceu umas oito vezes e menos de uma semana.
Tivemos que arrumar uma corretora para nos ajudar. Aí ela separa alguns lugares e nos manda. A gente escolhe e ela tenta agendar uma visita. 
Em uma dessas visitas, a gente se encontrou na porta do prédio e ela disse que já tinham DOZE PESSOAS brigando por aquele apartamento. No final das contas a gente nem quis conhecer porque infelizmente não podemos competir, a gente não pode oferecer mais do que nosso orçamento. Aí não conhecemos o tal apartamento de ouro. Quando a corretora ficou sabendo sobre o fechamento do aluguel, ela nos disse que foram DEZOITO pessoas brigando por aquele apartamento e que no final quem venceu o leilão tinha oferecido SETECENTOS FUCKING DÓLARES a mais do que o dono do apartamento tinha pedido. 
Entendem a loucura que estamos vivendo aqui? E vocês devem estar pensando: "ahhhh, mas o apartamento devia ser sensacional!"
Não, gente, não era. Era um estúdio, em um bairro ok e pequeno, nada como os apartamentos que vemos no Brasil. 

E não é apenas isso. A gente vive no Brasil a vida toda então a gente tem coisas que não temos por aqui e que são exigidas na hora de alugar um lugar, por exemplo histórico de crédito. Aqui a gente é recém nascido que não tem nada, muito menos uma referência para nos indicar em algum lugar, aquele famoso: "Eu tenho um conhecido que tem um apartamento para alugar. Vou te indicar e falar que te conheço. Às vezes ajuda."
Aqui não existe isso. A gente não conhece ninguém e ninguém conhece a gente, ninguém confia na gente.
Estamos com um possível aluguel encaminhado. É no centro, exatamente o que eu sempre sonhei, mas o apartamento é MUITO pequeno, e quando eu falo pequeno eu não consigo mensurar para vocês quão pequeno é. Ele tem 44m2, vocês tem noção do que é isso? É um apartamento de quase dois mil dólares por mês que mede menos de 50m2. Tudo bem que ele fica a poucos passos de uma estação de metro, a maioria das coisas vamos fazer a pé, tem uma academia CABULOSA no prédio, piscina, sauna, e está incluído aquecimento, ar condicionado e água. As únicas coisas que teríamos que pagar seriam a eletricidade, que aqui não passa de 80cad, internet e TV.

Ta, não quero parecer reclamona, mas eu sou reclamona e o que me faz me sentir bem é reclamar, parece que sai um peso das minhas costas.

Só quero terminar pedindo que rezem por nós hahahahahahha Brincadeira, não é para tanto. Sabemos que vai ser difícil, mas quando é difícil é mais gostoso, né?! Já estamos colecionando perrengues por aqui e tudo isso será transformado em histórias para serem contadas.

Eu só queria deixar registrado o quanto eu estou ABSURDADA com isso aqui, é simplesmente tão diferente da nossa realidade no Brasil. Como diz o Kalil, no dia que estiver tudo bem e que pudermos nos considerar realizados profissionalmente e financeiramente será o dia que pudermos comprar NOSSA casa e um ape para alugar, porque COM CERTEZA teremos vencido na vida.

Mas é isso, people! Se eu não reclamasse sobre alguma coisa não seria eu, ne?! Mas é isso aí. Espero conseguir um apartamento logo e poder tirar foto para vocês verem.

Beijo e fui!

Obs.: sei que o post está meio bleh, principalmente porque não tem foto nem nada, mas estou sem celular e não tenho como tirar foto, mas isso é assunto para outro post de outro pepino.

4 comentários:

  1. Adorei o post! Essa sensação de "recém nascido" é bem real!!! Eu senti isso, mas nunca tinha conseguido encontrar a palavra certa para explicar. E ela foi pior quando voltei... Muito pior!
    Óbvio que estamos todos torcendo muito por vocês aí!
    E espero o post contando (reclamando) da apple/Iphone... kkkkk bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltar é pior do que vir para cá? Jesus, espero não ter que passar por isso...
      Sobre o post do celular, vamos aguardar apenas a resolução (ou não do problema) que eu escrevo e posto.

      Excluir
  2. Hahahaha... tô adorando o diário!!!! continue escrevendo ... e arrume o celular kkk Saudades ❤️

    ResponderExcluir
  3. Vai dar certo! O q vc descreveu eh exatamente (sem tirar nem por) o q p Diego enfrenta na Irlanda... então creio q seja um problema mundial! Mas Deus vai guiar vcs e vão encontrar o lar d vcs! To na torcida!

    ResponderExcluir