sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Acaba a saga do celular

E finalmente a espera chega ao fim!!! Vou contar o que aconteceu com celular e é uma boa dica para pessoas que tem o Iphone ou mesmo qualquer aparelho da Apple.

Eu usava o celular no Brasil normalmente e tinha a tal senha da Apple Store que é formada por letras maiúsculas e minúsculas e números. Eu sempre usei a mesma, mas ela ficava salva, eu não precisava inserir ela. O ITunes eu nunca usei porque acho o sistema péssimo e muito complicado e passei a perder completamente o interesse em aprender depois da chegada do Spotify. 

Quando eu cheguei aqui, a gente foi olhar um plano para o celular. Como eu e o Kalil fizemos o processo juntos, ela fez os dois ao mesmo tempo, ou seja, incluiu os dois nos planos, foi gerado o número do telefone e explicando para nós como tudo funcionava. Ela pegou meu celular e tirou o chip do Brasil e colocou o chip daqui. Quando ela ligou o telefone, a Apple pediu o meu Apple ID (que é meu email de sempre) e a senha. Aí veio a merda. Qual era a senha? Falei com o Kalil: "Mo, não sei qual é não.". Ele falou: "Senta ali e descobre porque você precisa dela para acessar seu telefone". Me sentei e comecei nos achômetros. Tentei algumas possíveis senhas e não aceitou. A Apple deixa você tentar seis vezes, após isso bloqueia o acesso, e quando eu digo acesso, eu digo O TELEFONE. 
Até aí tudo bem. A moça disse que eu tinha que entrar em um computador e tentar reinicializar minha senha no site da Apple. Saímos da loja e fomos fazer outras coisas que tinham que resolver.

Chegamos em casa a noite, era por volta das seis da tarde. Entrei no site da Apple (https://iforgot.apple.com) e iniciei o processo de reinicialização da senha. Porém, o que eu JURO que não sabia e não tive a inteligência de pensar, o sistema pede um telefone de confiança que foi escolhido LÁÁÁÁÁÁ atrás quando você se cadastra na Apple. Qual o telefone que estava cadastrado? O meu do Brasil. E onde estava meu chip? No lixo da loja do shopping. O Kalil ligou lá e pediu para falar com a moça, mas ela não estava no momento. O Kalil explicou o acontecimento e pediu para a moça que atendeu que verificasse se o chip ainda estava em cima da mesa ou algo assim. Ela ficou de olhar e retornar e isso já tem 20 dias.

O que tinha para ser feito? Tentei a segunda opção que a Apple dá que é de fornecer o número do cartão de crédito. Feito isso, recebi um email de que receberia um retorno em 72hrs, 72hrs essas que se iniciaram no dia 23 de Agosto e que deveriam terminar no dia 26 de Agosto.
No site da Apple tem uma opção que você pode pedir para um atendente te ligue para você conversar diretamente com um ser humano (Até onde eu sei, quando você está no Canadá e nos EUA tem a opção de ligar imediatamente, ou no máximo 15 minutos. No caso do Brasil, você agenda essa ligação para um ou dois dias). O ser humano indiano ligou (indianês pelo telefone, imagina a facilidade para conversar) e o Kalil conversou com o cara. Ele disse que esse processo acontece em outro setor e que teria que esperar realmente o prazo informado, que se foi dito que em 72hrs receberíamos um retorno, em 72hrs realmente receberíamos, mas que bom que era só esse prazo porque algumas situações demoram até duas semanas. Pensei com meus botões: "Duas semanas?? Eu morria!!!"

***Vou abrir um parênteses aqui: a vida é mesmo muito engraçada, ne?! A gente imagina certas situações e pensa que nunca sobreviveria a elas e quando você as vive vê que você é mais forte do que imaginava.
Por que estou dizendo isso?
PORQUE O PROCESSO DEMOROU DUAS SEMANAS E MEIA!!!!!! As 72hrs pedidas inicialmente foi, COM TODA A CERTEZA DO MUNDO, para zoar com a cara do consumidor, foi para ele ficar feliz e depois a Apple dar uma vassourada na sua cabeça e rir alto da sua desgraça.***

Voltando...
No fim das 72hrs, dia 26 de Agosto, eu recebo um email falando que eu deveria aguardar até dia 06 de Setembro às 19:10 que eles iam entrar em contato comigo para finalizar o processo de recuperação OU pedir mais alguma informação necessária.

Eu surtei nesses dias!!! Vocês não tem noção do que foi passar esses dias sem telefone.

Entretanto, nesse meio tempo, a gente entrou em contato com a Apple de novo explicando que éramos novos no país, que eu precisava de telefone para procurar emprego e etc. O cara que atendeu falou para a gente tentar novamente lembrar da senha e tentar fazer dessa forma, porque as tais duas semanas tinham que ser respeitadas, não era possível pedir urgência nem nada.
O Kalil, CLARAMENTE, perguntou para o cara se isso atrapalharia o processo já iniciado, e o cara, FILHO DE UMA ÉGUA, disse que não, que o processo continuaria normalmente. 
O que fizemos: liguei para meus pais no Brasil, pedi para eles irem até a Vivo com a procuração que deixei para eles e pediram o chip. Colocaram em um celular velho que tinha lá e eu tentei de novo. Mandei o código para o celular que estava com meus pais, eles me passaram o tal código, eu tentei outras senhas e mesmo assim não conseguimos. 
Como eu não tinha outra opção, amarguei pelo prazo e esperei tentando achar toda a paciência de dentro de mim para eu não matar o pobre do marido com o meu mau humor.

No dia 06 de Setembro, um dia lindo, era o que eu esperava, às 19:00 coloquei o celular enfermo para carregar. O que um telefone sem bateria faz quando você coloca ele para carregar? Ele liga, é dele, ele faz isso.
Fiquei esperando a ligação. Distraí com a vida e quando deu 19:30 eu me assuntei e gritei: PQP, ELES NÃO LIGARAM.

Kalil ligou para a Apple de novo e o que aconteceu? 
O PROCESSO FOI CANCELADO QUANDO PEDIMOS PARA ENVIAR O CÓDIGO PARA O CELULAR QUE ESTAVA NO BRASIL.
Gente, pelo amor do Senhor Jesus Cristo, porque o cara maldito não falou que a gente não podia mexer em nada mais? Por que ele deu certeza que o processo ia continuar?

Vamos às explicações, people, porque assim como eu não sabia muitos de vocês provavelmente não sabem porque simplesmente não está escrito em lugar nenhum:

- o processo de segurança da Apple ID funciona com duas verificações: o número de confiança QUE NÃO PODE SER MESMO DO TELEFONE e a senha
- quando você esquece a senha, um código é enviado para o seu número de confiança e o prazo para recuperação fica bemmmmmmmmmm menor
- o setor responsável pela recuperação das senhas não são formados por pessoas, é o sistema da Apple, eles trabalham sem interferência humana, então não é possível ninguém fazer nada
- e, para finalizar, uma vez inicializado o processo de reinicialização de senha a pessoa não pode mais sonhar em acessar a conta senão o processo é cancelado, não pode sequer LIGAR O TELEFONE. Isso tudo porque o sistema automatizado entende que, uma vez que você tentou acessar novamente ou ligou seu telefone (mesmo que bloqueado), você já tem o telefone disponível e que o processo de recuperação não é mais necessário.

O Kalil ficou mais de uma hora com o cara no telefone, foi transferido de setor para conversar com outra pessoa e no final das contas o que foi dito:

- o processo teria sim que ser reinicializado
- tudo o que estava no meu celular não poderia ser acessado, mas também não seria perdido
- resetar o celular não ia resolver nada, eu ia perder tudo o que tinha lá dentro mas mesmo assim eu não teria acesso a ele
- uma vez que o processo é automatizado, o suporte não sabe nem falar qual o prazo para a recuperação
- se eu tivesse acesso ao número de confiança, o prazo de duas semanas diminuiria a menos da metade

A opção que eu tinha era jogar o telefone fora ou iniciar a recuperação.
Iniciei a recuperação e, PASMEM, em 24h eu estou com acesso ao telefone de novo.

Eu sei que o post ficou imenso, mas eu só quero finalizar que eu passei a ter uma birra imensa da Apple. Essa dificuldade de resolver uma coisa relativamente simples me tirou do sério. Como é possível eles não saberem informar prazo porque o setor é automatizado? Caguei pra isso!!! Isso é u absurdo. 
"Ah, mas se roubarem seu telefone ninguém acessa nada e a pessoa vai ter um peso de porta".
Grandes coisas, ninguém me roubou e mesmo assim eu não conseguia acessar nada e por pouco não virou um peso de porta.

Mas agora já resolveu tudo. Juro que não esqueço mais a maldita senha, coloquei o número do Kalil como o número de segurança e minha vida voltou a ser linda.

É isso! Quem leu até aqui tem que ganhar um prêmio, e esse prêmio vai ser um conselho: anote suas senhas e pense bem antes de adquirir um aparelho da Apple, ok?!

Fuiz!

2 comentários: